Cliente e usuário - Apreender

Quando uma ideia de negócio de impacto em educação surge, seu primeiro apontamento deve ser direcionado a quem mais importa: os clientes e usuários. Elas são as pessoas beneficiadas pelas soluções desenvolvidas pelos empreendedores e por suas startups. E quando falamos em clientes e usuários o sentido é bem abrangente e pode incluir alunos, professores, diretores de escolas, pais, governo.

Essas pessoas estão ansiosas por novidades que auxiliem no processo educativo. A pesquisa Teachers know best, da Fundação Bill&Melina Gates, apontou que educadores buscam soluções em tecnologia de educação que apoiem seu trabalho. “Os professores acreditam recursos de tecnologia educacional serão pelo menos tão eficazes quanto os recursos tradicionais na satisfação dessas necessidades de aprendizagem”, ressalta a pesquisa.

Para atender a demanda deles e se focar em suas reais necessidades é importante que eles sejam sempre ouvidos tanto na criação da solução quanto no desenvolvimento de melhorias do produto/serviço. E isso é possível em diversas etapas da criação da empresa, mas em especial no momento de validação da ideia, como bem identifica a pesquisa Empreendedores de impacto: as dores e as delícias de inovar em educação.

ESTUDOS E PESQUISAS

DoreseDeliciasdeEmpreender