Ecossistema - Apreender

A visão do ecossistema de negócios de impacto em educação ainda é turva

O que empreendedores, clientes e usuários, governo, iniciativa privada, institutos e fundações, mentores, aceleradoras, investidores e anjos têm em comum em negócios de impacto em educação? Eles coexistem, juntos, em um universo conhecido como Ecossistema de Investimento de Impacto. Assim como quando se refere ao meio ambiente, a palavra explicita a relação entre os atores dentro de uma comunidade. São atores que trabalham todos os dias em busca da criação e do desenvolvimento dos negócios de impacto, aqui mais especificamente, negócios do setor de educação.

Por mais simples que essa explicação pareça, a pesquisa Empreendedores de impacto: as dores e as delícias de inovar em educação apontou que os empreendedores têm dificuldades em identificar quem são esses atores e quais papéis cada um deles exerce. Um dos entrevistados da pesquisa contou que “quando iniciamos, nós não tínhamos a mínima ideia desse ecossistema e do quão complexo e difícil ele é”. Para finalmente chegar à extensão deste universo de papéis, o estudo entendeu que era preciso pesquisar e fazer muitas conexões para que esse cenário ficasse mais claro para o empreendedor.

Essa falta de clareza dificulta ainda mais que o empreendedor e a sua startup, em estágio inicial, entrem no radar de outros atores do ecossistema, como fundos de investimento, institutos  e fundações.  Por outro lado, investidores e aceleradoras também mostraram desafios para encontrar empreendedores, principalmente os que estão em fase inicial, porque os próprios empreendedores têm dificuldades de enxergar seu real momento na jornada. A pesquisa criou um infográfico que pode facilitar a identificação do empreendedor neste cenário.

 

Confira alguns investidores-anjo e fundos de capital semente:

 

Confira alguns fundos de investimento que se interessam por negócios em educação:

 

Confira algumas aceleradoras e incubadoras que, entre outros setores, também buscam startups em educação:

PARA FAZER MAIS

Confira o guia de informações sobre aceleradoras, incubadoras e redes do setor de negócios de impacto lançado pelo Instituto Quintessa.
www.guiadoisemeio.com.br

ESTUDOS E PESQUISAS

DoreseDeliciasdeEmpreender