Mentores - Apreender

Eduardo Bontempo

"Você precisa de pessoas de fora para te ajudar na tomada de decisão, na definição do caminho e garantir que, por mais que você vá errar, você aprenda rápido e ajuste a sua rota.”

O mentor é como se fosse um pai ou um avô: mais sábio e experiente que você, que senta periodicamente para conversar sobre o que está indo bem e como superar os desafios do caminho que está sendo trilhado. Em outras palavras, são voluntários que trazem para o empreendedor uma ajuda especializada em diferentes momentos do seu negócio.

A pesquisa Empreendedores de impacto: as dores e as delícias de empreender em educação identificou que, assim como os pais e avós que dão seus conselhos, alguns mentores são esporádicos, tiram dúvidas específicas; outros são mais participativos, entram para apoiar tomadas de decisão e para trazer conforto emocional em momentos difíceis. Mas a pesquisa alerta que “raramente esses mentores terão atenção para o micro e para o dia a dia, não entrando tanto com a mão na massa”.

“O empreendedor é muito solitário, por mais que tenhamos sócios, é um papel solitário. Você precisa de pessoas de fora para te ajudar na tomada de decisão, na definição do caminho e garantir que, por mais que você vá errar, você aprenda rápido e ajuste a sua rota”, diz Eduardo Bontempo, sócio-fundador da Geekie.

ESTUDOS E PESQUISAS

DoreseDeliciasdeEmpreender