Educação Integral Inovadora - Apreender

Educação Integral Inovadora

Promover o desenvolvimento integral dos estudantes, considerando as dimensões intelectual, social, emocional, física e cultural.


A meta 6 do Plano Nacional de Educação (PNE) estabelece que é preciso “oferecer Educação em tempo integral em, no mínimo, 50% das escolas públicas, de forma a atender, pelo menos, 25% dos alunos da Educação Básica”. O modelo de Educação Integral Inovadora vai além de dobrar o tempo em sala de aula. Ele tem o objetivo de promover o desenvolvimento integral dos estudantes, considerando as dimensões intelectual, social, emocional, física e cultural e também pretende responder às demandas do mundo contemporâneo e às especificidades do aluno do século 21.

A Educação Integral Inovadora tem como premissa a concepção de que o aluno deve estar no centro do processo de ensino e aprendizado. Para que isso aconteça de fato, é preciso que todos os responsáveis pelo seu desenvolvimento planejem suas ações a partir de informações gerais sobre o perfil das novas gerações, bem como dados específicos sobre cada um dos estudantes, incluindo o contexto em que vivem, suas características pessoais e a forma como aprendem.

Também é importante que esse modelo promova oportunidades educacionais que façam sentido e engajem os estudantes, além de fazê-los refletir sobre o que e como estão aprendendo, além de autonomia, protagonismo e responsabilidade dos estudantes. Empreendedores que buscam oportunidades nessa área podem focar suas soluções em diversas frentes, como:

– Formação de professores e gestores: nessa perspectiva todos os atores atuam como mediadores da aprendizagem em um espaço democrático de conhecimento.

– Arquitetura de espaços de aprendizado: as salas de aula devem ser gradualmente substituídas por grandes espaços multiuso e laboratórios de vivências com internet wi-fi, que gerem bem-estar, agucem a criatividade, permitam a realização de atividades diversas e simultâneas.

– Avaliação e certificação: conhecimentos e habilidades são desenvolvidos de forma modular e por meio de diferentes experiências pedagógicas, como aprendizado híbrido, estágios em laboratórios, realização de projetos, entre outros que farão parte de um portfólio que pode evidenciar as competências específicas adquiridas pelo aluno.

– Educação à Distância: novas plataformas apoiarão os estudantes a buscar conhecimento em qualquer lugar do mundo, para além dos muros da escola.