Panorama Geral da Educação Brasileira - Apreender

Panorama Geral da Educação Brasileira


O Brasil tem 190 mil escolas públicas e privadas e mais de 50 milhões de estudantes da Educação Básica. Esse enorme mercado traz para empreendedores de impacto em educação muitos pontos positivos, mas também diversos desafios para implementar soluções realmente inovadoras e impactantes.

O Ensino Fundamental é destaque no panorama da educação nacional. Com 29 milhões de estudantes divididos entre rede pública e privada, esse segmento apresenta desafios e, consequentemente, oportunidades para novos empreendimentos. Ressaltamos alguns deles neste verbete:

Conectividade

O Anuário da Educação Básica 2015, produzido pelo Todos pela Educação, aponta que apenas metade das escolas da rede pública brasileira possui sala de informática. Em muitas delas, os estudantes e professores trabalham off-line, já que apenas 47% das escolas de ensino fundamental da rede pública têm acesso à internet. No Ensino Médio, por exemplo, essas duas taxas superam os 90%, trazendo um cenário muito mais oportuno para os empreendedores digitais.

Educação rural

Uma outra oportunidade mapeada pelo Anuário é a Educação Rural, Indígena e Quilombola. “A vulnerabilidade das famílias que vivem na zona rural e dos mais pobres é reconhecida pela Meta 8 do Plano Nacional de Educação (PNE), que visa elevar a escolaridade média da população de 18 a 29 anos, de modo a alcançar no mínimo 12 anos de estudo em 2024, para as populações do campo, da região de menor escolaridade no País e dos 25% mais pobres, e igualar a escolaridade média entre negros e não negros”, relata o estudo.

Hoje, a média de escolaridade é de 7,9 anos. É preciso olhar com atenção este segmento, que precisa de materiais pedagógicos e formações específicas nos próximos anos, além de melhorias de infraestrutura e até mesmo alternativas de locomoção, como outros meios de transporte e cursos de educação à distância.

Formação de professores

Existem mais de dois milhões de professores na Educação Básica. O Plano Nacional da Educação valorizou esses profissionais e ressaltou duas ações específicas para o seu desenvolvimento:

Meta 15: “Garantir, em regime de colaboração entre a União, os Estados, o Distrito Federal e os municípios, no prazo de um ano de vigência do PNE, uma política nacional de formação e valorização dos profissionais da Educação, assegurando que todos os professores da Educação Básica possuam formação específica de nível superior, obtida em curso de licenciatura na área de conhecimento em que atuam”.

Meta 16: “Formar em nível de pós-graduação 50% dos professores da Educação Básica, até o último ano de vigência do PNE, e garantir a todos os profissionais da Educação Básica formação continuada em sua área de atuação, considerando as necessidades, demandas e contextualizações dos sistemas de ensino”

Desta maneira, a formação de professores será uma grande oportunidade de empreendimentos de impacto em educação nos próximos anos. A pesquisa Estudo de Oportunidades no Setor de Educação para Negócios Focados na População de Baixa Renda, produzida em 2013 pelo Inspirare em parceria com a Potencia Ventures, mapeou as principais oportunidades no cenário de empreendedorismo de impacto em educação e também trouxe importantes pontos de atenção para quem deseja ou já está empreendendo em educação.

Como principais necessidades do setor, a pesquisa apontou justamente os programas de formação de educadores.

Para estimular o debate sobre a preparação dos novos profissionais, o Porvir publicou a série de reportagens “Formação de Professores”, que apresenta o cenário atual, desafios e caminhos para a formação inicial no país.