Gestão de projetos - Apreender

Gestão de projetos


O escritório de gestão de projetos é a mãe que arruma a casa e se esforça para manter tudo em ordem. Ele define e trabalha para a manutenção de processos internos, como a criação de documentos-padrão, instrumentos para gestão de projetos e de conhecimentos, reuniões de alinhamento e definição e acompanhamento de cronograma.

Com todos esses instrumentos e ferramentas, o andamento do projeto e o papel de cada participante ficam muito mais claros e é possível identificar pontos positivos e negativos do projeto durante sua execução. No entanto, é preciso estar atento para não ocupar mais tempo da equipe com o preenchimento de informações do que com o trabalho no projeto em si.

Nas startups de impacto em educação, a gestão de projetos tem um papel muito importante de garantir que todas as informações sejam colhidas e organizadas. Desta maneira, é possível identificar pontos de melhoria e ajustes de rotas para alcançar as metas estabelecidas.

 

Dicas de ferramentas de PMO:

Trello: fluxo de tarefas simples, no qual cada coluna representa uma etapa do processo

Pivotal: semelhante ao Trello, que divide as tarefas pro coluna, possibilita a marcação do tempo de trabalho de cada tarefa

Podio: ambiente mais complexo, permite uma gestão ampla dos projetos com todo o time.