Referências para Avaliação

Este conjunto de referências para avaliação tem o objetivo de apoiar negócios de impacto social em educação a colher evidências sobre o efeito que geram nas escolas, educadores e estudantes envolvidos direta ou indiretamente com as soluções que desenvolvem.

O material foi construído pelo Inspirare, em parceria com o Plano CDE e a Move Social, a partir de extensa revisão de avaliações nacionais e internacionais em educação, realização de workshops com negócios parceiros e testagem em processos de avaliação do impacto social do Catraca Livre e de intervenções coordenadas pelo Inspirare no município de São Miguel dos Campos (AL). Listamos abaixo algumas dimensões que podem ser consideradas na avaliação do impacto de suas soluções educacionais. Ao clicar em cada uma delas, você encontrará uma breve explicação conceitual, sugestão de indicadores, perguntas avaliativas, escalas e as fontes de referência que utilizamos

A criação deste instrumento faz parte do esforço de fortalecer o ecossistema e os negócios de impacto no Brasil, contribuindo para gerar evidências que comprovem o seu potencial de promover transformação social, especialmente na área da educação. Também busca criar uma cultura de avaliação no setor que extrapole os resultados econômicos, além de definir parâmetros para a mensuração do seu impacto social. Por fim, pretende ainda orientar a escolha de potenciais usuários e investidores, que terão acesso a informações mais qualificadas e consistentes sobre os benefícios que esses negócios têm capacidade de promover.

Trata-se de um mecanismo ainda em fase de construção, que pretende ser aprimorado de forma colaborativa, a partir de rodas de conversa com atores do ecossistema e especialistas em educação e avaliação, bem como do convite aberto ao envio de contribuições por parte de todos os interessados.

O conjunto de referências compreende um cardápio sugestivo de indicadores, perguntas avaliativas e escalas para avaliação de impacto de soluções educacionais na aprendizagem, no desenvolvimento integral e no engajamento dos educandos, nas práticas pedagógicas dos educadores e na gestão das instituições educacionais. Todas as referências compiladas trazem também a fonte que as inspirou.

A proposta é que o instrumento sirva como ponto de partida para que cada negócio possa identificar com clareza as mudanças que pretende gerar e desenvolver processos e instrumentos para avaliar em que medida esses objetivos estão sendo alcançados. Trata-se de um grande “banco de questões” que podem ser reproduzidas e/ou adaptadas para compor questionários de avaliação quantitativa ou servir de subsídio para construção de roteiros de entrevistas, grupos focais ou observações em avaliações qualitativas. Pretende-se com essa compilação oferecer subsídios para que os negócios em educação possam tomar decisões mais balizadas sobre como mensurar o seu impacto social, tanto a partir do trabalho de equipes internas, quanto de avaliadores externos.

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Dimensões de Avaliação

Desenvolvimento integral

Avalia o impacto na aprendizagem e no desenvolvimento integral dos alunos.

Dimensão Intelectual
Dimensão Emocional
Dimensão Cultural
Dimensão Social
Dimensão Física
Saiba como avaliar
Engajamento

Avalia o impacto na relação dos alunos com a sua aprendizagem e desenvolvimento integral.

Nível de interesse, entusiasmo, comprometimento e participação dos alunos
Saiba como avaliar
Práticas pedagógicas

Avalia o impacto e mudanças nas estratégias e atividades pedagógicas.

Personalização
Experimentação
Uso do território
Uso de tecnologia
Uso de práticas pedagógicas diversificadas
Saiba como avaliar
Gestão

Avalia o impacto na gestão da escola como um todo.

Projeto Político Pedagógico
Gestão da escola
Saiba como avaliar

Esperamos que o instrumento possa ser útil para você, lembrando que se trata de um material aberto, que pode e deve ser incorporado, remixado e, principalmente, aprimorado e complementado por qualquer interessado.