Ganhe escala - Apreender

Já imaginou mudar a vida de milhões de brasileiros a partir da educação? O caminho para garantir impacto é ganhar escala na solução desenvolvida. É sair da atuação focada em apenas um pequeno grupo de clientes e buscar alcançar um número maior de beneficiados.

Essa trajetória para a escala não é feita de maneira solitária. É preciso unir forças com aceleradoras, investidores e profissionais da educação para chegar a mais pessoas e de fato impactar a educação do país. Além disso, contar com uma equipe de trabalho competente e dedicada é fundamental para o crescimento com qualidade.

A plataforma de ensino personalizado QMágico é um exemplo disso. Em 2011, dois estudantes engajados em ONGs educacionais se reuniram no alojamento do ITA para criarem uma solução que oferecesse educação de qualidade e personalizada para um grande número de alunos. Eles juntaram R$5.000, que seriam gastos em um mochilão pela Europa, convidaram colegas do ITA e desenvolveram um site de vídeos didáticos gratuitos.

Dois meses após o  lançamento da platafomra, esses estudantes realizaram o primeiro piloto, com alunos da rede pública de São José dos Campos. Em 2015, além da equipe ter crescido para quase 30 integrantes contratados, o QMágico passou a apoiar educadores em quase mil escolas públicas e privadas do Brasil.

O QMágico teve muito trabalho pelo caminho e foi construído a partir da realidade de seus fundadores. Cada startup tem uma jornada própria de crescimento bastante específica, mas existem alguns pontos que devem ser seguidos. A pesquisa Empreendedores de impacto: as dores e as delícias de inovar em educação traçou passos importantes da jornada do empreendedor de impacto para que startups de educação alcancem escala e impactem positivamente a educação brasileira.

Conheça o mapa interativo da Jornada do Empreendedor.

ESTUDOS E PESQUISAS

DoreseDeliciasdeEmpreender