Piloto – Apreender

Testes com pequenos grupos pré-selecionados para validação do produto/serviço é muito importante. Muitas vezes você planeja uma viagem longa com amigos, conversa com todos para entender as vontades e expectativas de cada um do grupo, faz um “protótipo da viagem” passando um final de semana na praia para checar se todos se darão bem e confirma: “vai dar certo”. Então, diversos problemas surgem para estressar todo o grupo quando vocês estão bem no meio da aventura.

Essa realidade não é tão diferente no mundo do empreendedorismo. Muitas vezes, todos os passos da jornada são cumpridos: o empreendedor explora o cenário que quer atuar, busca diversas soluções para o problema a ser resolvido, realiza várias pesquisas e protótipos para validar a ideia. No entanto, na hora de entrar para valer no mercado ele descobre centenas de sutilezas que inviabilizam seus planos de sucesso.

Por isso, realizar pilotos –  ou seja, testes com pequenos grupos pré-selecionados para validação do produto/serviço – é muito importante. Nessa fase, são identificadas melhorias que precisam ser realizadas antes do produto entrar no mercado (ou, no caso acima, antes de a viagem se tornar um fracasso).

Muitos empreendedores dizem que o melhor é iniciar a jornada com pouco recurso financeiro. Desta maneira, é possível errar rápido e aprender rápido sem grandes investimentos e até mesmo concretizar ações de maneira criativa e a custo zero ao invés de contratar fornecedores.