Protótipo - Apreender

Um estudante de pós-graduação em arquitetura ficou inquieto quando percebeu o quão abstrato era entender o comportamento das estruturas que projetava. Então, resolveu criar uma caixa de ferramentas com uma diversidade de peças e molas que possibilitam montar mais de 100 estruturas diferentes. “O kit é uma maneira experimental de se estudar e entender o comportamento das estruturas arquitetônicas. Você consegue montar, visualizar e sentir as estruturas com as próprias mãos”, conta Márcio Oliveira durante o vídeo de apresentação do projeto na plataforma de crowdfunding Catarse.

Protótipos são maneiras de tangibilizar ideias para checar a eficácia da solução gastando pouco tempo, esforço e dinheiro. A prototipagem é uma etapa fundamental no processo de inovação, não apenas para negócios de arquitetura e urbanismo, mas também para empreendimentos de impacto em educação. A partir de testes reais, é possível verificar tanto se uma estrutura de um prédio quanto a de uma ideia pode desabar. Com ele, também é possível checar se as pesquisas de validação da ideia e do negócio realmente foram eficazes.

Os protótipos podem ser feitos com materiais simples. Muitos empreendedores, por exemplo, utilizam folhas de papel sulfite com desenhos do site imaginado e pedem para os potenciais usuários “navegarem” pelos desenhos: a cada “clique” na imagem, ele abre uma nova página (um novo sulfite com um novo desenho). Assim, o empreendedor consegue iniciar a checagem da ideia e da estrutura do site sem gastar muito dinheiro.