Parabéns, sua ideia deu certo. Agora, você tem o mais importante de todo negócio: um produto/serviço para oferecer à sociedade e resolver problemas reais do mundo da educação. Nessa etapa da jornada, o empreendedor não pode mais falar que os cartões de visita acabaram quando, na verdade, ele ainda nem planejou o logo da startup. Da comunicação visual até a organização administrativa, financeira e jurídica, esse é o momento de arrumar a casa para que novas vendas sejam feitas e investidores se atraiam pelo negócio.
Nesta etapa, consolidar a base do negócio é muito importante. Construir uma equipe com grande potencial é um dos primeiros passos (“sempre escolha pessoas melhores do que você para compor sua equipe”, é o conselho de diversos empreendedores). Criar uma cultura sólida também é bastante importante: é preciso deixar claro os valores e objetivos da startup para toda equipe e também garantir uma gestão eficaz. A formalização jurídica e financeira da startup também é uma etapa fundamental para conseguir novos clientes, parceiros e investidores. Um negócio bem organizado tem muito mais potencial de conseguir impacto por gastar menos energia com detalhes e conseguir parcerias e ações mais efetiva.
Confira algumas dicas de ferramentas de gestão: