Organize o negócio - Apreender

“Sempre escolha pessoas melhores do que você para compor sua equipe.”


Parabéns, sua ideia deu certo. Agora, você tem o mais importante de todo negócio: um produto/serviço para oferecer à sociedade e resolver problemas reais do mundo da educação. Nessa etapa da jornada, o empreendedor não pode mais falar que os cartões de visita acabaram quando, na verdade, ele ainda nem planejou o logo da startup. Da comunicação visual até a organização administrativa, financeira e jurídica, esse é o momento de arrumar a casa para que novas vendas sejam feitas e investidores se atraiam pelo negócio.

Nesta etapa, consolidar a base do negócio é muito importante.  Construir uma equipe com grande potencial  é um dos primeiros passos (“sempre escolha pessoas melhores do que você para compor sua equipe”, é o conselho de diversos empreendedores). Criar uma cultura sólida também é bastante importante: é preciso deixar claro os valores e objetivos da startup para toda equipe e também garantir uma gestão eficaz. A formalização jurídica e financeira da startup também é uma etapa fundamental para conseguir novos clientes, parceiros e investidores. Um negócio bem organizado tem muito mais potencial de conseguir impacto por gastar menos energia com detalhes e conseguir parcerias e ações mais efetiva.

Confira algumas dicas de ferramentas de gestão:

  • Trello: fluxo de tarefas simples, no qual cada coluna representa uma etapa do processo.
  • Pivotal: semelhante ao Trello, que divide as tarefas por coluna, possibilita a marcação do tempo de trabalho de cada tarefa.
  • Podio: ambiente mais complexo, permite uma gestão ampla dos projetos com todo o time.