Aceleradoras - Apreender

Botão “acelerar” apertado. As aceleradoras “ajudam a validar o modelo de negócio, facilitam a geração de novos negócios e trabalham o empreendedor em si”, conta a pesquisa Empreendedores de impacto: as dores e as delícias de empreender em educação.

O estudo realizado pelo Instituto Inspirare em parceria com Alas e Mariposa clareou o papel das aceleradoras brasileiras. De acordo com o trabalho, essas instituições têm a oportunidade de oferecer aporte financeiro, “mas são mais seletivas que incubadoras quando avaliam o negócio, já que podem escolher potenciais investidas”.

O mesmo documento ressaltou que as aceleradoras “não vão ajudar o empreendedor a encontrar um negócio para sua ideia, mas sim a buscar negócios para serem refinados ou empreendedores mais bem preparados que possam ser encaminhados para processos posteriores de investimentos”.

Há 10 anos no mercado e responsável pela aceleração de 30 empreendimentos de impacto em educação, a Artemisia é um exemplo do bom funcionamento da relação entre empreendedores e aceleradora. “Uma aceleradora é uma parceira de negócios e ajuda os empreendedores a, de fato, acelerar o crescimento dos negócios – tendo participação ou não na empresa”, conta Maure Pessanha, diretora-executiva da aceleradora. “O grande objetivo é ajudar o empreendedor, principalmente, abrindo portas para o mercado, conectando com investidores e com potenciais clientes”.

O papel parece semelhante ao das incubadoras, na teoria. Mas não é. “Diferentemente das incubadoras, que focam mais em produtos e protótipos, as aceleradoras se focam em mercado, em como o empreendedor vai monetizar o produto e rentabilizar a sua ideia”, afirma Pessanha.

O processo de seleção de uma aceleradora varia de acordo com seus próprios critérios pré-estabelecidos. No entanto, “em geral, eles envolvem saber mais sobre a equipe da empresa – quem são essas pessoas e o que elas querem fazer, qual a sua experiência -, o estágio de amadurecimento, qual o produto, sua qualidade, se há mercado para ele e se ele dá conta do problema que se propõe a resolver”, resume.

Confira algumas das principais aceleradoras no mercado de empreendedorismo de impacto:

ESTUDOS E PESQUISAS

DoreseDeliciasdeEmpreender