Por onde começar? - Apreender

Por onde começar?

A partir do depoimento de cerca de 50 empreendedores, de conversas com especialistas, de estudos e pesquisas, todas as matérias foram pensadas como ferramentas úteis e são agrupadas em cinco áreas de conhecimento fundamentais: Negócios, Impacto, Educação, Jornada e Ecossistema.

Negócios

Em Negócios, você encontra temas ligados à gestão de projetos, tipos de investimento e suas principais características, modelos de negócios, informações sobre como estabelecer metas e onde encontrar apoio para ter um bom desempenho quando o assunto é viabilizar financeiramente a sua ideia.

Impacto

No Impacto, há dicas de como criar uma solução que enderece problemas reais, de como engajar o usuário e de como trabalhar com o governo. Afinal, cerca de 80% dos alunos no país estão em escola pública. Não dá para pensar em gerar impacto em educação sem olhar para eles.

Educação

Dados que ajudam a entender melhor a educação no Brasil e um mapeamento de oportunidades na área são tema do pilar Educação. Assim como algumas sugestões de reflexão para antes mesmo de começar a jornada, que podem ajudar a escolher, validar e executar bem uma ideia.

Jornada

Em Jornada, você encontra as diferentes fases de um projeto, assim como as dificuldades e apoios para cada uma delas: da ideação à importância de um piloto, passando por como validar uma ideia ou chegar ao mínimo produto viável até ganhar escala.

Ecossistema

Visão integrada sobre os atores do Ecossistema de educação: empreendedores, alunos, professores e diretores, aceleradoras e investidores, governo e iniciativa privada – o papel de cada um, sua área de atuação e como eles podem contribuir para a construção de uma educação mais inovadora.

Você também pode guiar a sua leitura de acordo com o que te motiva a empreender. Veja nossa sugestão de capítulos.

Para quem quer empreender em busca de um propósito de vida:

Educação seta-direita-cinza Negócios seta-direita-cinza Jornada

Vale a pena começar por Educação, ou seja, entender o panorama da atual condição de ensino do país e estudar as oportunidades desse cenário. Na sequência, seguir para Negócios, para colocar na bagagem informações sobre como gerir uma empresa, cuidar do fluxo de caixa e pensar modelos de negócio para, por fim, entender bem as etapas da Jornada, da ideação até como ganhar escala.

 

Para quem a principal motivação de empreender é a área de educação:

Negócio seta-direita-cinza Jornada seta-direita-cinza Impacto

É importante focar na criação de uma visão para os negócios, suas etapas e como avaliar o seu impacto na sociedade. Portanto, a trilha sugerida é Negócio, Jornada e Impacto.

 

Quando a maior intenção é ter uma startup ou o próprio negócio:

Impacto seta-direita-cinza Educação seta-direita-cinza Ecossistema

Para um empreendedor nato, com noção clara da Jornada, o que pode fazer falta é exatamente considerar o pilar de Impacto. Esse pode ser um bom começo. Na sequência, vale a pena navegar por Educação e Ecossistema.

 

Quando a Educação virou um negócio a partir de uma demanda ou uma oportunidade externa:

Negócio seta-direita-cinza Jornada seta-direita-cinza Impacto

Aqui, pode haver grande potencial de escala mas o risco é como monetizar uma solução para não ficar apenas na posição de fornecedor. Para começar a viagem, escolha Negócio e Jornada.

 

Para quem traz ou adapta serviços inovadores dos outros mercados:

Impacto seta-direita-cinza Negócio seta-direita-cinza Ecossistema

Um dos gatilhos mais atrativos para inovar em educação. Uma dica é conhecer o problema mais a fundo e não deixar de lado a importância do impacto para um negócio inovador em educação. Por isso, comece por Impacto e vá para Negócios.

 

Para quem empreende a partir de uma ocasião específica:

Negócio seta-direita-cinza Impacto seta-direita-cinza Jornada

Mesmo com as soluções mais bem pensadas, o risco aqui é não perceber seu potencial de Negócio, um bom ponto de partida para a sua trilha, visitando também Jornada.

 

asdasdasdasdasdasdasdasd