Sobre a Apreender - Apreender

Sobre a Apreender

A plataforma Apreender tem como objetivo contribuir para o fomento e fortalecimento dos negócios de impacto em educação. A ideia é responder questões que desafiam aqueles que se propõem a empreender na área. Essas demandas foram levantadas durante conversas com especialistas do setor de investimento de impacto e pelo estudo Empreendedores de impacto: as dores e as delícias de inovar em educação, lançado no evento Transformar em agosto de 2015.

A proposta inicial foi organizar os principais conteúdos disponíveis sobre o tema e apresentar casos, referências e orientações práticas para fortalecer o ecossistema de negócios de impacto em educação.

Além dos desafios naturais de empreender, as startups de educação enfrentam uma dificuldade adicional que é vital para sua sobrevivência: mobilizar a comunidade escolar para que as ferramentas que desenvolvem sejam usadas pelas escolas. Diante desse desafio, a plataforma agora também disponibiliza um espaço de Conexão com educadores. Desenhado pelo Inspirare, com vários educadores e empreendedores de negócios de impacto em educação, a ferramenta permite que profissionais da educação testem, avaliem e validem as soluções criadas pelos empreendedores. Mas não será um espaço de compra e venda. A ideia do marketplace é construir pontes entre empreendedores e educadores.

Como o site está organizado

O autoconhecimento é um dos pontos relevantes para o sucesso da jornada de todos os empreendedores e, ao mesmo tempo, um grande desafio. Saber pontos fortes e pontos a desenvolver, reconhecer com clareza as fragilidades do negócio e da equipe, saber o que deseja e onde quer chegar são demandas que estão na boca dos empreendedores, mas que são desafios na prática. Foi o que identificou o estudo.

O objetivo desse espaço de conexão entre empreendedores e educadores é fortalecer os negócios do setor trazendo a visão dos educadores, que vivem o dia a dia da escola. Essa proposta de marketplace vai permitir que profissionais da educação testem, avaliem e validem as soluções criadas pelos empreendedores.

Este conjunto de referências para avaliação tem o objetivo de apoiar negócios de impacto social em educação a colher evidências sobre o efeito que geram nas escolas, educadores e estudantes envolvidos direta ou indiretamente com as soluções que desenvolvem.

A pesquisa Empreendedores de impacto: as dores e as delícias de inovar em educação apontou que os empreendedores têm dificuldades em identificar quem são os atores do ecossistema de investimento de impacto no Brasil e quais papéis cada um deles exerce. Abaixo relacionamos alguns dos atores relevantes desse ecossistema.

Qual a trajetória de quem transformou uma ideia em realidade? Quais foram as maiores dificuldades? E os aprendizados da jornada? Conheça casos, referências, estudos e oportunidades para startups em educação que podem inspirar e fortalecer o seu negócio.