Por que avaliar? – Apreender

As evidências de impacto apoiam a tomada de decisão de potenciais usuários e compradores e aprimoram sua proposta de valor


Negócios de impacto social são empreendimentos éticos, inovadores, economicamente sustentáveis e com alto potencial de transformação em escala, voltados especialmente para a população com menos acesso a serviços públicos de qualidade. Ou seja, negócios que têm o propósito explícito de gerar impacto social a partir do seu próprio portfólio de serviços e produtos e não por meio de atividades paralelas. Partindo desse conceito, os negócios de impacto em educação são aqueles que buscam gerar melhorias na aprendizagem e no desenvolvimento integral dos educandos, seja de forma direta (ampliação de acesso a oportunidades educacionais, melhoria do desempenho escolar, expansão de capacidades sociais, emocionais, físicas ou culturais, entre outros), seja de forma indireta (qualificação de profissionais e práticas docentes, da gestão escolar e da participação da família e da comunidade, por exemplo).

Assim sendo, os negócios de impacto não podem ser avaliados apenas a partir de seus indicadores econômicos. A sustentabilidade financeira é um indicador importante de sucesso desses empreendimentos, mas é essencial que eles também consigam demonstrar objetivamente o valor que agregam à sociedade.

São essas evidências que o empreendedor utilizará para:

  • aprimorar a sua proposta de valor;
  • comprovar seu potencial de transformação;
  • conquistar legitimidade;
  • apoiar a tomada de decisão de potenciais usuários e compradores das soluções que desenvolve.