1. Alinhamento inicial
Em relação ao impacto social:
Antes de iniciar um processo de avaliação, é fundamental que o empreendedor tenha clareza sobre os impactos sociais que se propõe a promover. Para tanto, recomendamos que responda as seguintes perguntas:
Em relação à avaliação do impacto social:
Antes de definir como avaliar o impacto do seu negócio, é importante que o empreendedor assegure a qualidade dessa avaliação. Para tanto, recomendamos que responda as seguintes perguntas:
Referência: Artigo Avaliação: os cinco padrões da qualidade, de Daniel Brandão, da Move Social
2. Foco da avaliação
Para definir o foco da sua avaliação, o empreendedor deve responder três questões importantes:
Lembramos que o presente instrumento traz um cardápio sugestivo de indicadores que podem ajudá-lo a responder as questões acima e definir o foco de sua avaliação.
3. Desenho da avaliação
A escolha do desenho da avaliação precisa considerar três aspectos fundamentais: o nível de precisão desejado, o tempo e o investimento disponíveis. Importante destacar que, quanto maior o rigor, maior o tempo e o investimento necessários.
Existem alguns desenhos clássicos de avaliação que o empreendedor pode utilizar como referência para identificar aquele que se ajusta melhor às suas expectativas:
Referências:
Os 7 desenhos clássicos de avaliação, Move Social
4. Coleta de dados
Nas avaliações qualitativas, a coleta de dados é realizada por meio de entrevistas, grupos focais e observações, entre outras técnicas afins. Já nas avaliações quantitativas, o principal instrumento de coleta utilizado são os questionários.
O conjunto de indicadores, perguntas avaliativas e escalas propostos por este instrumento podem ser diretamente utilizados na construção de questionários para avaliações quantitativas, além de inspirar roteiros para coleta de dados qualitativos.
A abordagem quantitativa prescinde de definição prévia sobre o público e a amostra que se deseja alcançar na etapa de coleta de dados. Para calcular a amostra que dará maior precisão a sua avaliação, há várias ferramentas de apoio na internet, como a disponibilizada pela Net Quest. Já os questionários podem ser aplicados em papel ou via plataformas digitais como a Survey Monkey, que geram relatórios e facilitam a análise dos resultados.
5. Tabulação e análise dos dados
A etapa de tabulação e análise dos dados exige maior rigor técnico, portanto recomenda-se fortemente que seja realizada com o apoio de especialistas.
6. Comunicação dos resultados
Concluída a etapa de análise, é importante compartilhar os resultados da avaliação com todos os públicos interessados, divulgando com transparência a metodologia utilizada, bem como as conclusões e os aprendizados obtidos.
Para selecionar as estratégias, a linguagem e os instrumentos de comunicação a serem adotados, leve em consideração seu público-alvo. Lembre-se ainda que todo esse esforço só vai valer a pena se as informações geradas pela avaliação forem amplamente acessadas e compreendidas, especialmente pelos atuais e futuros usuários e compradores da sua solução. Portanto, é interessante mapear os possíveis espaços de debate e apresentação das evidências coletadas.
Por fim, recomenda-se que os resultados sejam utilizados no planejamento do negócio, a fim de orientar o que precisa ser mantido, descontinuado ou ajustado para que as soluções que desenvolve possam gerar impactos cada vez mais significativos na educação.