"A educação do século 21", professora Kelly Santana - Apreender

Kelly Santana

“A inovação nas salas de aula é mais do que algo importante. Ela é vital para que os alunos voltem a ter interesse pela escola e pelas aulas".

A inovação na educação é um processo essencial nas escolas para resgatar o entusiasmo do aluno, tornar as aulas mais prazerosas e fazer com que o estudante esteja comprometido com o processo de aprendizagem. No entanto, na maioria das vezes, essa reinvenção em nome de uma educação mais adequada ao século 21 não acontece de forma simples.

Kelly Santana, professora polivalente na Escola Estadual Professor Raul Antônio Fragoso, é a prova viva dessas dificuldades. A educadora, que se cadastrou como Piloto (disponível para testar soluções) na plataforma Apreender para ter acesso a algumas soluções inovadoras e ter a chance de pilotá-las, considera importantíssimas essas reinvenções, mas esbarra em problemas de infraestrutura, oportunidades, recursos e verba.

“A inovação nas salas de aula é mais do que algo importante. Ela é vital para que os alunos voltem a ter interesse pela escola e pelas aulas. No entanto, os empecilhos, no meu caso, são muitos. Por exemplo, aqui na Escola Estadual Professor Raul Antônio Fragoso só temos o data show disponível. Ou seja, a solução precisa estar adequada aos recursos disponíveis”, constata. Este desafio já impediu Kelly de implementar diversas soluções para incrementar sua prática pedagógica.

Justamente por esses entraves, as experiências de Kelly com soluções inovadoras foram poucas, mas ela procura alternativas para deixar as aulas mais interessantes. A professora faz uso de alguns vídeos do Youtube para aproximar a realidade do aluno ao contexto educacional. E, por fim, aposta no uso de espaços ao ar livre para os alunos saírem um pouco da tradicional sala de aula.

Apesar de ainda se considerar iniciante em inovação educacional – e são essas oportunidades que busca por meio da Apreender – Kelly já consegue ver alguns pontos de melhoria na relação entre empreendedor e educador.

“Acredito que falta capacitação das pessoas que utilizarão essas novas ferramentas, sejam os gestores, educadores, pais ou alunos. Também considero essencial uma boa parceria entre os atores envolvidos. Ou seja, troca de experiências, investimento na qualificação pessoal e profissional e, também, um auxílio no uso dos materiais”, finaliza.

Aproveite e cadastre-se você também como Piloto na plataforma Apreender e tenha a oportunidade de testar diversas soluções inovadoras em educação.