Modelo compre um, doe um - Apreender

“Se com o preço de um posso ter dois, porque não entregar o segundo produto para alguém que não poderia comprá-lo?”


Em muitos supermercados, ainda é possível ver promoções do tipo “compre um e leve dois!”. Um dia, alguém pensou porque precisava de dois produtos iguais pelo preço de um único exemplar. Essa pessoa foi além: “se com o preço de um posso ter dois, porque não entregar o segundo produto para alguém que não poderia comprá-lo?”. O modelo de negócio “Compre um, doe um” começou a ser esboçado.

Em linhas gerais, um modelo de negócio é a forma como você explica de que maneira um negócio gera valor e se mantém financeiramente. Na jornada de um empreendedor, diversas formas podem ser adotadas, sempre com o objetivo de garantir sustentabilidade para a empresa e, ao mesmo tempo, entregar uma proposta de valor interessante para clientes e usuários.

Entre eles, é possível criar um modelo de negócio em que a cada produto vendido, um outro idêntico é oferecido de graça para quem não pode pagar – também conhecido como “Compre um, doe um”. Por exemplo: a cada vaga vendida em uma oficina de estudos, outra é aberta para um estudante de uma escola pública. Neste caso, a inscrição que foi vendida financia os dois estudantes sem gerar custos extras para nenhum dos envolvidos.