Agenda Kids - Apreender

Anderson Morais

"A solução é distribuída pela própria escola aos responsáveis e alunos e obedece à estratégia da escola em relação ao repasse".

O empreendedor Anderson Morais soube fazer da falta de tempo, mal que aflige a sociedade moderna, um bom negócio. Não é fácil para quem tem filhos lidar com todas as tarefas do trabalho e de casa e ainda encontrar uma brecha para acompanhar o desenvolvimento das crianças na escola, com a atenção devida. Nem sempre os canais de comunicação das próprias instituições de ensino dão conta de resolver essa questão. Foi pensando nesse problema que Morais ajudou a criar a Agenda Kids, que promete fazer a ponte entre escola, alunos e pais.

CEO e cofundador da ferramenta, ele conta que a ideia partiu de um problema enfrentado por Carlos Alan, um dos sócios da iniciativa. Pai de uma menina, ele tinha muita dificuldade para acompanhar a vida escolar da filha, especialmente pela falta de acesso a informações essenciais. A ferramenta analógica utilizada pela escola, uma agenda impressa, não erra eficiente e segura, e frequentemente Carlos passava por situações embaraçosas de desconhecimento e esquecimento das atividades da filha. Após realizarem um estudo e confirmarem que outros pais passavam pelo mesmo tipo de situação, resolveram criar o Agenda Kids, que procura simplificar a gestão da comunicação das escolas.

“De um lado, temos milhões de responsáveis que, assim como o Alan, devido à intensa rotina diária, possuem pouco tempo para fazer o acompanhamento escolar das crianças e adolescentes e não possuem uma ferramenta para que tal tarefa seja adequada à sua realidade”, avalia.

De nada ajuda que, por parte das escolas, os métodos não sejam sempre os mais eficientes, sobretudo pelas limitações dos métodos analógicos tradicionais. “Na outra ponta, temos milhares de gestores e educadores que, apesar de se esforçarem e investirem bastante tempo e recursos a fim de entregar uma comunicação de qualidade, não conseguem entregá-la de forma eficiente e em tempo real”, completa.

O Agenda Kids leva a comunicação escolar para o ambiente digital, melhorando a relação família-escola, a logística e a gestão da comunicação, e ainda reduz os custos. Ao contratar os serviços da empresa, a escola recebe um treinamento breve, que pode ser presencial ou a distância, e tem a plataforma à disposição rapidamente.

A partir de então, os pais passam a receber comunicados no celular e por e-mail, em tempo real. Têm acesso a um plano de aula bem organizado e visualmente claro, editável pelo professor a qualquer momento, podem ser atualizados imediatamente sobre o cotidiano dos filhos, com informações sobre a alimentação, os períodos de descanso, as trocas de fralda e até as notificações sobre lições de casa. Em casos de emergência, dispõem também de um canal de mensagens instantâneas que os ligam aos professores, além de ter à disposição alertas de comunicados escolares e uma agenda com a programação de eventos do mês.

“A solução é distribuída pela própria escola (cliente direto) aos responsáveis e alunos (usuários finais) e obedece à estratégia da escola em relação ao repasse. Já para atingir o maior número de escolas, nossa estratégia comercial é focada na otimização dos canais de distribuição que, atualmente, são três: força de vendas por representação comercial, parcerias estratégicas (cross-selling) com softwares educacionais e venda interna, feita presencialmente e remotamente (online), aos leads captados (potenciais clientes com quem se tem algum contato) por meio de ações de marketing ou prospects (alguém que tem afinidade e pode virar cliente) provenientes de mapeamentos”, detalha Morais.

O preço da mensalidade do serviço não é fixo. Varia de acordo com a quantidade de crianças e adolescentes na escola contratante. O plano de entrada, para até 50 alunos, custa R$ 5 por aluno, a cada mês. Quanto maior o número de estudantes, menor o preço, podendo chegar a R$ 1,65 por aluno ao mês nas escolas com mais de mil estudantes.

Apresentado como uma ideia em maio de 2014 durante o Startup Weekend Fortaleza, em que terminou como 2ª colocado na avaliação do evento, o Agenda Kids acumula conquistas desde então. Foi premiado em dezembro de 2014 pelo Desafio Inovação na Educação, da FGV, finalista do Desafio Brasil do mesmo ano, selecionado para o programa StartEd Lab, da Fundação Lemann, vencedor do Prêmio Santander Universidades e Campeão Inovação da Campus Party de Recife.

O resultado de todos esses prêmios e reconhecimento é o alcance extenso da ferramenta, já presente em aproximadamente 180 escolas, espalhadas por 16 estados do Brasil, com cerca de 100 mil usuários (5 mil educadores, 40 mil alunos e 55 mil responsáveis). Um número significativo para um serviço que existe há dois anos e soube entender uma demanda na área de educação.