Responda ao quiz, descubra qual o seu perfil e como ele pode impactar a sua jornada empreendedora.
Considerando, a partir da pesquisa na qual se baseia o conteúdo do Apreender, os pontos importantes destacados em cada um dos diferentes perfis:
para a vida e
para o trabalho
para transformar
o mundo
o que eu faço poderia
beneficiar mais gente
um cliente, um novo
mundo de oportunidades
como causa
uma oportunidade de
melhorar algo que não funciona
O mapa da jornada percorrida por quem inova em educação pode ajudar na construção do seu próprio caminho – mesmo que não haja um modelo a ser seguido.
Veja o mapa-resumo interativo que conecta as etapas do negócio ao engajamento de cada perfil de empreendedor.
Baixe a versão completa do mapa em formato PDF ou leia mais sobre o que move os empreendedores aqui.
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ENGAJAMENTO
Não definido
Momento de ir mais a fundo na oportunidade encontrada.
Eu conheço a fundo esse problema para construir uma solução eficaz?
Entrevistas e conversas com pessoas da área de educação e do mundo de negócios para se conectar com o todo da educação.
Esteja aberto para entender quais os desafios e os recados das descobertas.
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ENGAJAMENTO
Não definido
Etapa para recolher todas as ideias e soluções para um determinado problema e para saber se as soluções encontradas atendem às necessidades dos usuários.
Quantas soluções resolvem o problema que encontrei?
Minha ideia vai realmente solucionar o problema de alguém?
Converse com especialistas em educação e negócios, de modo a entender seu público alvo e a validar o modelo de negócio imaginado.
Conheça o guia Design Thinking para Educadores – Fase Ideação
Nenhuma ideia é ruim ou boba.
Feedbacks são presentes, receba-os com carinho.
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ENGAJAMENTO
Não definido
Maneira de tangibilizar a ideia e verificar sua eficácia, fazendo testes com pequenos grupos para validação do produto/serviços.
Minha ideia pode mesmo ser concretizada?
Melhorei minha solução a partir dos feedbacks recebidos no protótipo?
Escutar, observar e saber receber e analisar os feedback é a melhor ferramenta.
Conheça o guia Design Thinking para Educadores – Fase Experimentação
Fique muito atento aos feedbacks dos usuários! É possível fazer muito com pouco dinheiro.
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ENGAJAMENTO
Não definido
Como desenvolver um serviço/produto no menor tempo, com o menor custo e a maior praticidade possíveis e colocá-lo para testes no mercado?
O mercado se interessaria pela minha solução?
Explore as ferramentas da obra Lean Startup, de Eric Ries.
Use os resultados dos monitoramentos da sua solução: eles que indicarão as melhorias necessárias.
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ENGAJAMENTO
Não definido
A oficialização e profissionalização da startup.
A minha startup está organizada no âmbito do negócio?
Softwares de gestão de projetos, equipe e recursos, como o Podio são úteis. Confira a formalização da empresa.
Realize seus projetos e use ferramentas de gestão que façam sentido para você.
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ENGAJAMENTO
Não definido
Momento de agir e iniciar o movimento para expandir os produtos/serviços da startup.
Está na hora de crescer?
Como impactar mais pessoas com minha solução?
Sobre desafios de prospecção com o governo na pesquisa Negócios de Impacto Social: Da estrutura da Empresa Nascente a sua aproximação com o Poder Público
Mais sobre métricas para negócios em educação no artigo The case of the missing metrics for education startups, de Krista Jones.
Crescer não está apenas relacionado às vendas. Avalie a necessidade de ampliar a carteira de clientes, o mix de produtos e a sua equipe.
Estipule metas para medir o sucesso da jornada.
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Cansado de trabalhar numa mesma rotina para projetos que não vê tanto propósito, esse empreendedor busca um novo sentido para o que faz.
A busca por propósito pode conectá-lo à causa da educação.
Flexibilidade.
Propenso a aceitar novos formatos e modelos de soluções.
A busca por sentido na vida fala mais alto do que ter uma startup ou impactar a educação.
Relacionam-se com o projeto, mas não com o negócio.
Não têm foco inicial.
Visão clara de um negócio desde o primeiro dia, pragmáticos e “caras de pau”, empreender em algo que acreditam também é sinônimo de autonomia, liberdade de decisões e muito trabalho.
- Background em negócios;
- Melhor noção da jornada num primeiro momento;
- Planejam-se financeiramente ou têm apoio familiar - o que proporciona mais tempo e menos pressão em todas as etapas;
- Ideias são pensadas a partir do seu potencial de escala;
- Sabem utilizar ferramentas e atores disponíveis de forma estratégica e com discurso mais racional;
- Desapego da ideia gera maior abertura para feedbacks.
- Impacto não é considerado
- Soluções podem ser fracas em proposta de valor;
- Empreendedores que são atraídos pela ilusão e glamour do mundo de startups.
O dia a dia na educação é rotina para esse tipo de empreendedor, mas ele não necessariamente sabe que suas ideias são replicáveis e que podem se tornar produtos de um negócio social. No início, ele entende o problema como um desafio cotidiano e cria uma solução de forma orgânica para superá-lo.
Propõem soluções de maior qualidade, já que são comprovadas em sala de aula em um processo
instintivo de Design Thinking.
Conhecem os gaps e as oportunidades do mercado.
Têm experiência com o usuário.
Atraem vários atores do ecossistema, principalmente os que visam impacto.
Não são capazes de perceber seu potencial de negócio e, por isso, podem ficar à margem do
mercado.
Falta visão de mercado.
Desconhecem os atores e o ecossistema.
Acadêmicos, especialistas e empreendedores de outras áreas que receberam uma demanda de um cliente e perceberam que a oportunidade bateu na porta. A partir disso, desenvolveram uma solução para uma demanda específica dentro da área de educação.
Por se tratar de uma demanda de mercado, em geral começa com a formalização do negócio.
Como os negócios já são maduros, a jornada acontece de forma mais profissional.
O produto criado atende uma necessidade real.
A ideação tende a ser superficial.
Não entendem o problema e as demandas reais.
Não se posicionam como negócios, mantêm-se como fornecedores.
Desconhecem os atores e o ecossistema de impacto.
Não têm background de negócios e, por isso, têm dificuldade em monetizar os negócios.
Esse empreendedor busca mais do que um novo propósito. Poderia estar fazendo várias coisas, longe do universo de startup, contanto que fosse voltado para melhorar a qualidade da educação no Brasil.
Têm background em educação.
Entendem os problemas reais do ensino no Brasil.
Focam na educação pública e transitam fácil por esse universo.
Preocupam-se com as métricas.
Discurso apaixonado que convence investidores.
Dificuldade de encontrar foco inicial, o que prolonga a fase de ideação.
Criação de produtos muito complexos que dificultam o MVP.
A falta de pragmatismo desgasta o empreendedor ao longo da jornada.
Apegam-se emocionalmente à ideia.
Não estão abertos a receber feedbacks de negócio.
Pessoas que sofreram na pele ou que presenciaram na educação dos filhos o gap entre o mundo contemporâneo e a escola. A partir dessas experiências, decidiram criar serviços e produtos para resolver problemas específicos que observaram.
Gatilho que mais atrai empreendedores para universo de impacto em educação.
Entendem que há um gap claro no mercado.
Querem resolver o problema identificado.
Transpõem ideias de outros mercados para o mundo da educação sem considerar seu potencial de
impacto.
Sentem apego à ideia por generalizar sua experiência pessoal.
Tendem a não validar seu projeto com o mercado.
Não têm percepção do problema que se propõem a resolver.
Desconhecem a jornada, o que leva a muitas idas e vindas.
Proposta de valor pouco clara.