Fundos - Apreender

Quando um fundo de investimento de impacto busca uma startup, ela geralmente está em uma etapa de expansão dos negócios. Esses fundos têm como proposta, a partir de grandes investimentos, auxiliar empresas com alto potencial de crescimento a alavancar seus negócios para, em seguida, realizarem operações de venda, fusão ou abertura de capital.

Segundo pesquisa realizada em 2014 pela ANDE (Aspen Network Development of Entrepreneurs), “o ticket médio dos investimentos de impacto, nesse ano no Brasil, foi de US$ 1,1 milhão. É interessante observar que os valores de ticket médio dos investimentos de impacto equivalem à metade daqueles encontrados no setor de Venture Capital”.

Geralmente, os fundos procuram startups que estão em fase de expansão porque nessa etapa o negócio já está praticamente estabelecido. Afinal, este tipo de capital envolve riscos, já que se trata de uma espécie de apoio aos empreendimentos por meio da compra de uma participação acionária, na maior parte das vezes minoritária.

 

Confira alguns fundos de investimento de impacto interessados em negócios de educação: